Obras e Manutenção Urbana
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A Administração Regional de São Sebastião, com o apoio de outros órgãos, realiza a execução de obras e serviços de zeladoria em áreas públicas, tais como:
- Instalação de meios-fios;
- Implantação de quebra-molas;
- Equipamentos comunitários e de lazer;
- Manutenção de áreas públicas;
- Construção de calçadas;
- Reparo de aparelhos públicos (vias, calçadas, meios-fios, parques, praças, jardins e áreas verdes);
- Tapa-buracos;
- Recapeamento asfáltico;
- Terraplanagem;
- Poda ou erradicação de árvores;
- Roçagem;
- Limpeza de bocas de lobo;
- Placas de endereçamento;
Observação:
- Os serviços de poda e erradicação de árvores, em áreas particulares são executados pelo proprietário do imóvel, mediante autorização da Administração, com anuência da NOVACAP.
- A poda de árvores próximas à rede elétrica, deve ser solicitada à empresa NEOENERGIA pelo telefone 116.
Como fazer?
Serviço solicitado por meio dos Canais de Ouvidoria:
- Telefone 162
- Site www.participa.df.gov.br
- Presencialmente na Ouvidoria de São Sebastião.
Documentação
-
Ter em mãos documento de identificação com foto.
Prazos
A previsão de atendimento para execução dos serviços é de 60 (sessenta) dias, podendo variar, para mais ou para menos, de acordo com a demanda ou com a complexidade e tipo de serviço.
Manutenção de áreas particulares NÃO são realizadas pela NOVACAP:
- Os serviços de poda e erradicação de arbóreas, bem como roçagem em áreas particulares, são executados pelo proprietário do imóvel, mediante autorização fornecida pela Administração Regional, após análise técnica e anuência da NOVACAP.
Por medida de segurança, a NOVACAP não executa poda de árvores próximas à rede elétrica. Esse serviço deve ser solicitado à CEB (pelo número 116 ou presencial em qualquer posto de atendimento da CEB).
Serviços e manutenção de áreas públicas realizados pelo SLU, em parceria com a Administração:
- Coleta de entulho, disposto irregularmente.
Serviços exclusivos do SLU:
- Pintura de meio fio;
- Retirada de animal morto em via pública;
- Varrição de vias públicas;
- Limpeza e lavagem de paradas e passarelas;
- Catação manual em áreas verdes;
- Instalação de lixeiras;
- Instalação de papa-lixo.
Acesse aqui a Carta de Serviços do SLU.
Obs: O descarte de entulho de resto de obra de caráter particular, é responsabilidade do cidadão, o SLU dispõe de pontos de papa-lixo no Distrito Federal para o recebimento deste tipo de material.
Serviços exclusivos da CAESB:
- Manutenção da Rede de Água e Esgoto
Acesse aqui a Carta de Serviços da Caesb.
Execução de serviços realizados em parceria com o DETRAN:
- Instalação/remoção de quebra-molas (mediante autorização do DETRAN)
- Reparo ou reinstalação de quebra-molas (mediante autorização do DETRAN)
Obs: na instalação de quebra-molas, se faz necessária a apresentação de abaixo-assinado.
Serviços exclusivos do DETRAN:
- Instalação de faixa de pedestres;
- Instalação de sinalização de vagas especiais (Deficiente, Idoso e Gestante);
- Instalação de placa nova;
- Instalação de semáforo;
- Instalação de fiscalização eletrônica;
- Ajuste de tempo de semáforo;
- Revitalização de sinalização horizontal e vertical;
- Estudo para implantação/remoção de quebra-molas.
Acesse aqui a Carta de Serviços do Detran.
Orientações para solicitação de implantação de novos quebra-molas
- Anexar croqui do local indicando o lugar proposto para implantação/remoção e Abaixo-assinado com a maioria dos moradores/comerciantes do local (50% + 1);
- Caso a solicitação seja requerida por meio do representante do Edifício, Condomínio ou Associação de moradores é necessário o envio da Ata da Assembleia deliberando acerca do tema, ou seja, da implantação ou remoção de ondulações transversais;
- O DETRAN fará uma visita ao local para análise / parecer conforme disposto na Resolução 600/2016 do CONTRAN;
- Sendo o parecer desfavorável à implantação, o Detran encaminhará correspondência citando os motivos da não implantação; bem como as alternativas de engenharia de tráfego mais aconselháveis para o local;
- Se o parecer for favorável, o Detran emitirá a Autorização para construção ou reconstrução do quebra-molas.
- A construção ou a remoção é de competência da Administração Regional.
Custos
Gratuito.
Prazos
A previsão de atendimento para execução dos serviços é de 60 (sessenta) dias, podendo variar, para mais ou para menos, de acordo com a demanda ou com a complexidade e tipo de serviço.
Análise, visto, aprovação e licenciamento das obras
Os serviços referentes aos assuntos relacionados abaixo são realizados pela Central de Aprovação de Projetos – CAP, conforme Portaria Conjunta nº 05, de 29 de agosto de 2018.
- Alvará de construção;
- Licença de demolição;
- Carta de habite-se;
- Canteiro de obras;
- Licença para corte d e massa asfáltiva;
- Consulta prévia de projeto arquitetônico;
- Ocupação de área pública para canteiro de obras.
Para solicitar os serviços acima, acesse o link: www.cap.seduh.df.gov.br
Obs: O atendimento na Administrção Regional é somente para orientação
Horário de Atendimento
Administração Regional de São Sebastião – DIALIC
Segunda a Sexta-Feira das 9h às 12h / 14h às 17h.
Telefone: 3550-6505 / Opção 05
Endereço: Quadra 101, Área Especial s/n, Bairro Residencial Oeste
Normas e regulamentações
Regimento Interno Decreto nº 38.094 de 28/03/2017