09 de dezembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
17/01/20 às 15h34 - Atualizado em 17/01/20 às 16h35

Iluminação de LED em São Sebastião dá mais segurança à comunidade

COMPARTILHAR

As avenidas comerciais de São Sebastião ganharam iluminação nova. A Companhia Energética de Brasília (CEB) trocou 764 luminárias convencionais por lâmpadas de LED na cidade. A ação do GDF vai beneficiar cerca de 180 mil pessoas que passam por esses locais diariamente, dando mais segurança aos moradores.

É a sensação que Marineide Ferreira, 38 anos, diz ter agora. “Quando está mais claro a gente tem uma visão melhor das coisas e, consequentemente, nos sentimos mais seguros. Eu passo por aqui todos os dias. Estávamos precisando de uma iluminação melhor”, conta a diarista, que mora há mais de 15 anos na cidade.

Pela primeira vez, durante os 20 anos em que reside em São Sebastião, Elissandro Rodrigues, 28 anos, percebeu que a cidade está mais clara, mesmo à noite. “Eu gostei bastante da troca das luminárias, até porque são de LED. Isso vai gerar mais economia para o governo, e para nós também”, destaca o agente de segurança.

Parceria

A ação de eficiência energética foi feita em parceria com a administração regional da cidade, que indicou à CEB quais são os locais de maior fluxo de pessoas ou os que precisavam de alta luminosidade. “Ao longo do ano passado fizemos diversas reuniões com a população e a principal demanda era segurança pública. A iluminação de LED é uma das formas de contribuição para a segurança dos moradores”, comenta o administrador de São Sebastião, Alan Valin.

Entre os lugares que receberam a troca de luminária estão os bairros do Centro; da Vila Nova; do Residencial do Bosque; do Bom Sucesso; da Vila do Boa; do Morro Azul; de João Cândido e São Gabriel; de São Bartolomeu; do Bora Manso e de Bela Vista. Os recursos, que totalizam R$ 492 mil, são provenientes de emenda parlamentar.

Iluminação eficiente

As lâmpadas de LED são mais mais eficientes e 50% mais econômicas em relação às convencionais. Elas têm 60 mil horas de vida útil e perdem apenas 30% de luz quando atingem esse tempo de uso. Enquanto isso, as de vapor de sódio (comuns) queimam quando chegam a 32 mil horas de uso.

A CEB realizou ações de eficiência energética em diversos pontos do Distrito Federal. Plano Piloto, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Santa Maria, Gama, Samambaia, Riacho Fundo I, Fercal, Sobradinho II, Cruzeiro, Planaltina, Taguatinga, Ceilândia, Gama, Paranoá, Lago Norte, Lago Sul, Brazlândia, Sobradinho, Recanto das Emas e Águas Claras já foram contempladas com os serviços da companhia.

Fonte: Agência Brasília

Iluminação de LED em São Sebastião dá mais segurança à comunidade

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros