03 de agosto

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
21/01/20 às 17h16 - Atualizado em 21/01/20 às 17h17

Novos representantes dos Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentáveis tomam posse

Nove novos presidentes dos conselhos regionais e outros nove secretários-executivos que formam o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal tomaram posse na manhã desta terça-feira (21). Os novos membros têm a missão de formular políticas públicas referentes ao reordenamento do desenvolvimento agrário, à agricultura familiar, bem como às políticas relacionadas ao desenvolvimento rural sustentável.

Realizada na manhã desta terça-feira (21), a solenidade aconteceu na Fundação Casa do Cerrado e contou com a presença do diretor-executivo da Emater-DF, Antonio Dantas, representando a direção da empresa, juntamente com os gerentes dos escritórios locais e extensionistas.

“O conselho possibilita aproximação e funciona como um elo dos produtores rurais com o governo. Para os agricultores, é uma força política muito importante. A Emater-DF apoia os conselhos desde a sua criação”, ressalta o diretor-executivo, que em seu discurso destacou o trabalho voluntário dos conselheiros em prol de melhorias para o campo.

Durante o evento, o secretário de Governo, José Humberto Pires, ressaltou a importância econômica das áreas rurais do DF e da perspectiva de tornar Brasília uma cidade sustentável. Para ele, os conselhos possuem papel importante no auxílio ao governo na tomada de decisões. À frente do Conselho, o secretário de Agricultura, Dilson Resende, reafirmou a importância do conselho na gestão das políticas públicas. “Vejo nos conselhos uma grande importância na gestão das políticas públicas, tanto na elaboração quanto na execução. Vocês têm realmente uma importância muito grande”, apontou.

O evento foi acompanhado pelos novos membros dos conselhos, os integrantes que estão deixando o cargo, produtores rurais, administradores das regiões administrativas do DF, autoridades e representantes dos órgãos do Sistema Público de Agricultura do DF (Emater-DF, Seagri e Ceasa) e do governo local. 

Além do secretário de Agricultura, do diretor-executivo da Emater e do secretário de Governo, também compuseram mesa o presidente da Ceasa, Onélio Alves, o superintendente Federal de Agricultura do Distrito Federal, William Barbosa, o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do DF (Fape-DF), Fernando César, o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no DF, Rafael Bueno, os administradores do Gama, José Elias, do Lago Norte, Marcelo Ferreira e do Park Way, Aline Gomes de Farias, bem como os deputados distritais Fernando Fernandes (Pros) e Rodrigo Delmasso (Republicanos).

Composição do conselho

Também participam dos conselhos como membros do poder público, representantes das secretarias de Agricultura, Segurança Pública, Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano e Habitação, além do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Banco de Brasília, Banco do Brasil, Ceasa, Incra, Universidade de Brasília, Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Emater-DF.

 

Compostos pelo poder público, por organizações sociais e por representantes da sociedade civil — que são os produtores rurais organizados em associações —, os Conselhos de Desenvolvimento Rural de cada região têm eleições bianuais para seus representantes da sociedade civil, pois os demais participantes são indicados por suas instituições.

 

Novos presidentes e secretários-executivos empossados de cada conselho:

 

Brazlândia: Presidente Lauro dos Santos Correia e secretário-executivo Adalberto Pietro

Ceilândia: Presidente Cláudio Antônio Pires e secretária-executiva Massae Watanabe

Gama: Presidente Jacinto Rodrigues Lima e secretária-executiva Maria José Ribeiro Alves

São Sebastião: Presidente Arnaldino José de Souza e secretário-executivo Ismael Batista da Silva.

Vargem Bonita: Presidente Luiz Uema e secretária-executiva Maria Pereira da Silva

Lago Norte: Presidente Mônica Regina Peres e secretária-executiva Marinete Martins Azevedo

Paranoá: Presidente João Crisóstomo Diniz dos Reis e secretária-executiva Sandra Silva

Planaltina: Presidente Teonildo Alves Lino e  Luciano Sudré

Sobradinho: Presidente Tarcísio Marques de Araújo e secretário-executivo Francisco Miguel de Lucena

Fonte: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF)

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros