19 de novembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
23/09/19 às 15h00 - Atualizado em 30/09/19 às 10h19

Nota de Esclarecimento: Falta de água

São Sebastião e Jardim Botânico são regiões abastecidas principalmente pelo Córrego Cabeça de Veado e por poços profundos construídos com grande rigor técnico, que apresentam água de excelente qualidade e livre de contaminantes. Porém, após esse longo período de estiagem, esses poços têm sua quantidade de água bastante reduzida, limitando seu fornecimento à população.
 
Por estarem trabalhando próximos do limite de produção, alguns desses poços sofreram paradas bruscas de funcionamento, seja por interrupção no fornecimento elétrico, seja por panes mecânicas, obrigando o acionamento imediato de equipes de manutenção para evitar o desabastecimento de partes da população da cidade por longos períodos.  A Caesb explica que o reequilíbrio do abastecimento é lento devido às necessidades da população nos períodos de seca, que geram aumento do consumo de água e, consequentemente, diminuem a pressão na rede.
 
Obras de melhoria da rede de distribuição de água, com o objetivo de reduzir vazamentos e melhorar a qualidade do abastecimento também têm gerado interrupções no abastecimento de alguns pontos da cidade. Por essa razão, a Caesb está executando uma série de ações que visam regularizar o abastecimento de toda a região e torná-lo melhor. Novos poços estão sendo acrescentados ao sistema de abastecimento da cidade. Também estão sendo melhoradas a qualidade das tubulações e a distribuição de pressões em toda a rede. Futuramente, ainda serão disponibilizadas outras fontes de água que permitirão um desenvolvimento seguro das regiões, mesmo em situações de intensa estiagem.  
 
A empresa enfatiza a importância da conscientização da população para que utilizem água somente para usos essenciais neste período quente e seco. Ressalta ainda que cada unidade deve manter caixa d'água com reservação mínima suficiente para consumo de 24 horas. 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros