20 de outubro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
17/08/19 às 21h20 - Atualizado em 21/08/19 às 10h52

Recorde de público: mais de 10 mil pessoas são atendidas na 6ª edição do Sejus mais Perto do Cidadão

A sexta edição do Sejus mais Perto do Cidadão atendeu mais de dez mil pessoas nos dois dias de evento – 16 e 17 de agosto – realizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), em parceria com a Administração Regional de São Sebastião e vários órgãos do GDF. Foi o maior número de atendimentos feitos pelo programa, que a cada mês leva para uma cidade do DF prestação de serviços, informações e atividades de lazer. Desde o início do ano, já foram beneficiados os moradores da Candangolândia, Paranoá, Planaltina, Brazlândia e Recanto das Emas. Em setembro, o programa chegará à Estrutural.

“A cada edição percebemos o aumento da participação popular, temos a adesão de outras secretarias e de parceiros da iniciativa privada. Nossa ação tornou-se um grande evento, com quase todo o governo envolvido”, disse Gustavo Rocha, secretário da Sejus. Participaram todos os setores da Sejus e as secretarias da Saúde, Juventude, Educação, Segurança Pública, das Mulheres, além de outros órgãos. Em seu discurso, o governador Ibaneis Rocha disse que “esta integração do GDF vai transformar a vida das pessoas”.

Na Hora – Mais uma vez o Na Hora foi um dos estandes mais procurados, atendendo 1.387 pessoas com serviços de emissão de documentos e de demais órgãos que atuam em suas unidades. O Procon também atuou para orientar consumidores.

Telecentro – Durante o evento, foi inaugurado o 5º Telecentro – Centro de Inclusão Digital para toda a população – com computadores instalados no local para cursos gratuitos.

Crianças e adolescentes – Palestras nas escolas, brincadeiras, atividades educativas e atendimento odontológico contemplaram 6.080 crianças e adolescentes.

Conselho Tutelar –  O Conselho Tutelar de São Sebastião também prestou 37 atendimentos e orientações.

Culinária sustentável – A Secretaria da Juventude montou um estande com demonstração do trabalho dos Centro de Juventude, localizados em Ceilândia, em Samambaia e na Estrutural, com cursos para jovens de 15 a 29 anos através do Instituto de Educação, Esporte e Cultura da Secretaria da Juventude (IECAP). São vários cursos, incluindo cuidados com idosos e culinária sustentável.

Saúde – Exames de glicemia, aferição da pressão arterial e testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites C, entre outros. Foram atendidas 2.100 pessoas.

Direitos Humanos – Profissionais prestaram orientação e distribuíram material informativo sobre prevenção à violência e direitos da comunidade LGBT, direitos das pessoas com deficiência e população em situação de rua.

Serviços de beleza – Mais de 200 pessoas aproveitaram para cortar o cabelo, serviço oferecido gratuitamente, por meio de uma parceria com o Senac e o Instituto Mix de São Sebastião.

Direito do idoso – Distribuição de material e informações sobre os direitos dos idosos.

Prevenção ao uso de drogas – Oficina de grafite, apresentação de Hip Hop contra as drogas, aula de jiu-jítsu e museu das drogas. Cerca de 520 pessoas participaram das atividades no local e nas escolas.

Reeducandos – Foram vendidos 82 kits de hortaliças e 63 itens da panificação (bolo, pães e salgados) produzidos nas oficinas das unidades prisionais e no sistema socioeducativo. Já no estande da FUNAP, 177 pessoas visitaram o local e conheceram os artesanatos e produtos produzidos nas oficinas.

Feira de Talentos – Mulheres vítimas de violência atendidas pelo Pró-Vítima, da Sejus, participaram do evento e arrecadaram R$ 1.432,55, com a venda de 192 produtos, entre doces, bijuterias e essências.

Ouvidoria – A Ouvidoria da Sejus realizou 108 atendimentos, entre manifestações, reclamações, sugestões e solicitações.

Parceiros

Foram parceiros desta ação a Administração Regional de São Sebastião e as secretarias da Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão; Saúde, Segurança, Turismo, Desenvolvimento Social, Juventude e de Atendimento à Comunidade. Serviço de Limpeza Urbana -SLU; Companhia Energética de Brasília – CEB; Companhia de Saneamento Ambiental do DF- Caesb; Departamento de Trânsito do Distrito Federal – DETRAN; Polícia Civil do DF; Polícia Militar do DF; Corpo de Bombeiros; Banco Regional de Brasília – BRB; Correios; Defensoria Pública da União; Defensoria Pública do DF; Superintendência Regional do Trabalho; Polícia Rodoviária Federal; Superintendência do Sistema Penitenciário; Tribunal Regional Eleitoral; Receita Federal; Transporte Urbano do Distrito Federal; INSS; Justiça Federal; Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios; Ministério Público do DF e Territórios; Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal – CODHAB; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac; Fundação Regional de Assistência Oftalmológica (FRAO); Instituto Rita Trindade; e Instituto Mix de São Sebastião.

Fonte: Ascom/Sejus

Veja as fotos do 2ª dia:

Sejus mais perto do Cidadão São Sebastião RA–XIV  

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros