20 de julho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
14/06/19 às 12h43 - Atualizado em 17/06/19 às 16h41

Projeto de Revitalização do Parque Ecológico de São Sebastião é apresentado para comunidade do bairro do Bosque

A cada duas semanas um bairro é escolhido para receber o projeto Administração Mais Perto de Você, que consiste levar uma equipe do Governo do Distrito Federal preparada para ouvir e responder às demandas dos moradores. Na noite desta quinta-feira (14), na Biblioteca Comunitária, o Residencial do Bosque foi o escolhido, só que a reunião desta vez teve um foco principal: apresentar para a comunidade o projeto de Revitalização do Parque Ecológico de São Sebastião ou, como é conhecido popularmente, Parque do Bosque.

O administrador Alan Valim enfatizou sua relação pessoal com o espaço e contou qual era a proposta em 2009 quando a área recebeu os primeiros equipamentos públicos. “O projeto atual foi desenvolvido pela nossa equipe técnica da administração, apresentamos ele ao Ibram que fez algumas considerações e queríamos mostrar para a comunidade com o intuito de saber o que os moradores querem e esperam do parque”, explicou o administrador Alan Valim. Ele também esclareceu que as melhorias são possíveis sim porque além de existir uma compensação ambiental no instituto, há emenda parlamentar para ser executada.

Os arquitetos da Administração Regional Carine Costa e Douglas Almeida falaram do conceito de integração, que buscou abranger não só um segmento de público, mas vários como famílias, cultura, esportes, entre outros. A ideia é revitalizar todos os equipamentos existentes como as quadras de esportes, a Escola da Natureza seja reformado, dessa vez de concreto – para não danificar com facilidade pela ação do tempo -, a pista de cooper, o pergolado, os kits de malhação e os parquinhos infantis. Além disso, há previsto a construção de um anfiteatro, quiosque, bicicletário, campo sintético, estacionamento, skatepark e um centro administrativo.

“Alan vamos urgente dar andamento a essa revitalização”, enfatizou o secretário das Cidades, Gustavo Aires. “O governador Ibaneis Rocha tem sempre colocado que estamos aqui apenas como soldados de vocês [população], estamos aqui para ouvir vocês e tentar buscar solução”, completou.

Para o líder comunitário Lippe Viana o parque traz alguns transtornos no sentido de ter pouco acesso dos moradores e facilitar a violência, mas que pensar nele diferente é um sonho. “Meu Deus do céu eu quero viver isso aí para poder saber que meu sonho virou realidade”, disse. Ele emendou ressaltando que é preciso pensar no futuro e ocupar os espaços.

Algumas sugestões foram feitas para incrementação como um plano de segurança, camarim para os artistas que ocupam o espaço e usar a arte dos grafiteiros da região para pintar os equipamentos. A superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Rejane Pieratti. do Ibram frisou que a comunidade tem que se apropriar dos equipamentos públicos, ela não é usuária, mas sim dona. “O parque é meu e não só parte de uso extensivo, mas principalmente a área verde porque esse é o pulmão de vocês”.

Outras demandas

A reunião também tratou de outros assuntos como regularização dos terrenos, o odor da Estação de Tratamento da Caesb que fica no bairro, segurança e as casas de passagem que foram instaladas em São Sebastião.

Estavam presentes também a gerente de Regularização de Interesse Social da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab), Marcela Zago; o comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal de São Sebastião, major Bruno Rocha; e os líderes comunitários Dilma e Sebastião Borges.

 

Administração + Perto de Você - Residencial do Bosque

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros