06 de agosto

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
27/02/19 às 15h48 - Atualizado em 27/02/19 às 15h48

Acaba a segunda etapa do SOS DF em São Sebastião

COMPARTILHAR

Acabou na sexta-feira (22) a segunda etapa do SOS DF em São Sebastião. Ao todo foram 1283 ações realizadas em uma semana, 90 toneladas de massa asfáltica utilizada na Operação Tapa-Buraco. O Serviço de Limpeza Urbana, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER), a Companhia Energética de Brasília, a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) foram os órgãos parceiros de vários serviços como poda de árvores, reposição de lâmpadas, tapa-buraco, remoção de entulhos e coleta de inservíveis. 

A Administração regional promoveu no sábado um encontro com diversas autoridades para apresentar o balanço da operação. "Estamos muito motivados para tirar a nossa cidade de abandono", disse o administrador Alan Valim. Ele enfatizou o sentimento de abandono que os moradores de São Sebastião vivem nos últimos oito anos. "Eu contei no dia 5 de janeiro 1.027 buracos, eu passava para catalogar e as pessoas falavam 'Alan, tem três anos que este buraco está ai', uma situação trágica, desastrosa. Em oito anos a cidade recebeu apenas um albergue e um balão problemático", explicou o administrador. 

O coordenador do Programa SOS DF, José Humberto Pires, contou que apresentou os resultados para o governador do DF, Ibaneis Rocha, e que ele o incumbiu de organizar outro programa integrado para que todas as regiões administrativas não fiquem desassistidas ao longo dos quatro anos. "O nosso espírito é o de integração, de trabalho junto, olhando as prioridades e atendendo aquilo que é possível atender na maior velocidade possível", frisou Pires. 

Estavam presentes também o diretor-presidente da Novacap, Daclimar Azevedo de Castro; o subsecretário de Desenvolvimento Regional e Operações da Secretaria-Adjunta das Cidades, Flávio Araújo; o superintendente de Obras do DER, Cristiano Alves Cavalcante; e o líder comunitário de São Sebastião, Rogério Ulysses. 

Veja no quadro abaixo os resultados:

EQUIPAMENTOS E MÁQUINAS UTILIZADOS NA OPERAÇÃO
EQUIPAMENTOS QUANTIDADE DE EQUIPAMENTOS QUANTIDADE DE AÇÕES
Caminhões Basculantes 22 528
Pá Mecânica 4 528
Caminhões Carrocerias 3 36
Equipe de Poda 1 17
Equipe Tapa Buraco 1 12
Equipe de desobstrução de Bocas de Lobo 1 4
Equipe do SLU 3 108
Equipe de patrolamento 1 13
Equipe Detran 2 37
TOTAL GERAL 38 1283

 

COLETA DE INSERVÍVEIS QUANTIDADE DE VIAJENS TONELADAS
NOVACAP 240 1920
SLU 18 144
ADMINISTRAÇÃO 30 240
TOTAL GERAL 288 2304

 

OPERAÇÃO TAPA-BURACO QUANTIDADE DE VIAJENS TONELADAS
NOVACAP/DER 12 96

Veja as fotos no link

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros